O que a Conmebol deverá fazer com o Inter pela confusão fora do Beira-Rio no jogo contra o Bolívar

Tribunal de Disciplina da entidade ainda irá avaliar o ocorrido em Porto Alegre

O que a Conmebol deverá fazer com o Inter pela confusão fora do Beira-Rio no jogo contra o Bolívar
Gás de pimenta foi sentido por torcedores dentro do estádio - Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

A Conmebol vai analisar o que ocorreu no Beira-Rio durante a vitória do Inter contra o Bolívar pela Libertadores. A partida teve de ser interrompida por sete minutos, por causa de uma confusão do lado de fora do estádio, envolvendo torcedores colorados e a Brigada Militar.

 

O gás utilizado pela BM na Avenida Padre Cacique chegou ao gramado, prejudicando o andamento da partida. A informação recebida pela coluna é de que o fato será colocado no relatório do jogo. Para saber o que vai acontecer a partir de agora é importante verificar como o Tribunal de Disciplina está tratando alguns casos nesta Libertadores.

 

O Olimpia foi multado em US$ 180 mil (R$ 876 mil) por uso de sinalizadores de torcedores dentro do estádio, falta de segurança e arremesso de objetos em direção ao gramado na partida contra o Flamengo, pelas oitavas de final, no Defensores Del Chaco.

 

O Fluminense foi denunciado pelo Tribunal pelos incidentes no Maracanã contra o Argentinos Juniors, também pelas oitavas. A partida foi marcada por várias confusões envolvendo torcedores argentinos e a Polícia Militar, inclusive com utilização de bombas de gás. O código disciplinar da entidade prevê que a equipe mandante é responsável pela segurança no estádio. O caso ainda não foi julgado pela Conmebol.

 

Em 2017, uma confusão fora do estádio rendeu uma punição mais pesada. Na final da Copa Sul-Americana daquele ano, torcedores de Flamengo e Independiente protagonizaram cenas de violência na parte externa do Maracanã, com pessoas sem ingressos invadindo o estádio, com atos de vandalismo e destruição. Na época, o Flamengo recebeu uma punição de dois jogos com portões fechados em competições sul-americanas.

 

No entanto, este caso do Flamengo foi considerado mais grave do que o ocorrido no Beira-Rio. Pelo que apurei na Conmebol, a situação do Inter será avaliada, e a tendência é de abertura de um Expediente Disciplinar, com chance de multa para o clube gaúcho. A possibilidade de uma punição mais pesada é considerada remota.

 

O artigo 12 do Código Disciplinar da Conmebol (Ordem e Segurança das Partidas) informa que "as associações membros e os clubes que jogarem em casa deverão garantir a ordem nos estádios e seus arredores, bem como a correta organização das partidas".

 

Autor: GZH

Link: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/eduardo-gabardo/noticia/2023/08/o-que-a-conmebol-devera-fazer-com-o-inter-pela-confusao-fora-do-beira-rio-no-jogo-contra-o-bolivar-cllxqu1ov002l015xldhpae10.html?_gl=1*1wi0vhk*_gcl_au*MTYwMzc4MTQ3Ni4xNjkyMzMyNjUx