Zelensky promete 'retaliações' após ataque russo que danificou catedral de Odessa, na Ucrânia

Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia também 'condenou veementemente' os ataques contra 'vários museus e prédios históricos' no centro de Odessa.

Zelensky promete 'retaliações' após ataque russo que danificou catedral de Odessa, na Ucrânia
Catedral de Odessa após ser atingida por míssil russo - Foto: Reuters/Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, prometeu "retaliações" a um novo ataque russo, em que "19 mísseis" foram disparados em Odessa, matando duas pessoas e destruindo uma catedral histórica, segundo informações da RFI.

Por sua vez, Vladimir Putin, que se reúne neste domingo (23) com o presidente bielorrusso, afirmou que a contraofensiva ucraniana lançada no início de junho "falhou".

 

Regularmente alvo de ataques russos, Odessa, no Mar Negro, foi classificada no início deste ano pela Unescocomo Patrimônio da Humanidade. A cidade voltou a sofrer bombardeios durante a madrugada, que mataram dois civis e feriram outras 22 pessoas, incluindo pelo menos quatro crianças, segundo as autoridades ucranianas.

 

"Mísseis contra cidades pacíficas, contra prédios de apartamentos, uma catedral (...)", disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. "Definitivamente haverá retaliações", prometeu.

"É um crime de guerra que jamais será esquecido ou perdoado", denunciou o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, referindo-se ao prédio protegido pela Unesco.

 

A organização "condenou veementemente" na sexta-feira os ataques russos contra "vários museus" e prédios históricos no centro de Odessa. Kiev acusa Moscou de atacar especificamente a infraestrutura portuária para impedir qualquer possível retomada das exportações de grãos ucranianos.

O Exército russo garante que visa apenas locais militares. No domingo, a instituição afirmou ter bombardeado locais onde "estavam em preparação atos terroristas contra a Rússia usando drones navais".

Autor: G1

Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/07/23/zelensky-promete-retaliacoes-apos-ataque-russo-que-danificou-catedral-de-odessa-na-ucrania.ghtml