Economia global ensaia deixar onda de pessimismo para trás, dizem economistas

Apesar das projeções melhores, os economistas ponderam que o cenário não é de otimismo

Economia global ensaia deixar onda de pessimismo para trás, dizem economistas
Resultados mais recentes apontam para um ano favorável na economia. - Foto: Sérgio Lima/Poder 360

A economia global pode não ter um ano tão ruim como o esperado há alguns meses. A reabertura da China – com o fim da política de Covid zero –, o inverno menos rigoroso na Europa e a sinalização de que a fase mais aguda da inflação nos principais países pode ter ficado para trás têm contribuído para melhorar as previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.

 

Apesar das projeções melhores, os economistas ponderam que o cenário não é de otimismo. No caso do Brasil, por exemplo, os números globais mais positivos ajudam, mas não o suficiente para mudar o cenário de fraco crescimento esperado para 2023.

 

Na última revisão, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a estimativa para o PIB global deste ano de 2,7% para 2,9%, mas ainda abaixo da média observada desde 2000 (3,8%). “As perspectivas globais estão melhores do que há alguns meses, mas eu diria que a foto ainda é de um cenário desafiador”, diz Eduardo Jarra, economista-chefe da Santander Asset Management.

Autor: InfoMoney/Estadão

Link: https://www.infomoney.com.br/economia/economia-global-ensaia-deixar-onda-de-pessimismo-para-tras-dizem-economistas/