Ataques de drones ucranianos levam a guerra à Rússia; entenda o que isso significa para o conflito
Estratégia da Ucrânia parece ser impactar os russos, que, desde a invasão em fevereiro de 2022, sentiram que a guerra estava distante
Ataques de drones ucranianos ocorrendo dentro da Rússia pareciam uma perspectiva impensável. Mas tais ataques tornaram-se uma característica cada vez mais comum da guerra – com um alerta de Kiev encorajado de que mais virão.
Uma série de ataques com drones atingiu cidades russas, incluindo Moscou, nos últimos meses. A sexta-feira viu uma das mais dramáticas até agora – drones marítimos atingiram um importante porto russo a centenas de quilômetros do território controlado pela Ucrânia.
Eles desviaram a atenção de uma contraofensiva ucraniana que ainda não produziu resultados tangíveis no campo de batalha e trouxeram a guerra à Rússia. Mas eles não são isentos de riscos para Kiev, que está tentando assumir o controle da guerra enquanto mantém relações com as nações ocidentais cautelosas com qualquer indício de escalada.
Uma série de ataques
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou na semana passada que a guerra está “retornando gradualmente” à Rússia, após o último de uma série de ataques de drones ocorridos dentro do país.
Os incidentes do fim de semana passado viram prédios em Moscou alvo de drones. Na terça-feira (1º), um droneatingiu o mesmo arranha-céu na capital russa que foi atingido no domingo (30).
Autor: CNN Brasil