CPI do MST aprova convocação de Rui Costa, chefe da Casa Civil do governo Lula

Como a convocação é impositiva, ministro é obrigado a comparecer ao colegiado sob pena de crime de responsabilidade

CPI do MST aprova convocação de Rui Costa, chefe da Casa Civil do governo Lula
Rui Costa, ministro da Casa Civil de Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

A CPI do MST aprovou na tarde desta terça-feira, 1, a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, por 14 votos a 10. Como a convocação é impositiva, diferente de um convite, ele será obrigado a comparecer ao colegiado sob pena de crime de responsabilidade. O requerimento apresentado pelo relator Ricardo Salles (PL-SP) já havia sido pautado em julho, mas saiu após acordo entre os parlamentares.

“Na mesma lógica em que foi convocado o ex-ministro Gonçalves Dias, porque era o chefe imediato da Abin de janeiro a março, aplica-se ao ministro Rui Costa, que desde a referida data em diante passa a ser o chefe da Abin. Até para ter uma postura de equidade. Um foi chefe até março, o outro foi chefe dali em diante”, afirmou Salles.

  

Membro da comissão, o deputado federal Kim Kataguiri(União Brasil-SP) destacou que a convocação é necessárioporque MST teria usado de chantagem para nomear indicados no governo. “É pela Casa Civil que todas as nomeações políticas passam e o que nós temos são indícios de crimes com invasores de terra invadindo a Embrapa, para negociar cargos no governo. Utilizando chantagem contra o governo e o governo cedendo a este instrumento de chantagem”, afirmou.

A base governista tentou impedir a convocação. A presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) chamou o requerimento de absurdo. “Não tem lógica o ministro da Casa Civil vir falar nessa CPI, que nem tem objeto, para falar sobre nomeações do governo”, afirmou. “Esse requerimento é um absurdo.”

Autor: Jovem Pan

Link: https://jovempan.com.br/noticias/politica/cpi-do-mst-aprova-convocacao-de-rui-costa-chefe-da-casa-civil-do-governo-lula.html