Jogo do River Plate é suspenso após morte de torcedor no Estádio Monumental
Homem sofreu queda de cerca de 15 metros e teve traumatismo craniano grave, segundo autoridades de saúde do Buenos Aires
Um torcedor do River Plate morreu neste sábado (3) ao cair de uma das arquibancadas do Estádio Monumental, em Buenos Aires. A tragédia ocasionou a suspensão da partida contra a equipe do Defensa y Justicia, aos 25 minutos do primeiro tempo, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Argentino.
Segundo a imprensa argentina, o torcedor teria caído no vão entre os patamares médio e baixo da arquibancada, em área que estava sem público. Não foram divulgados detalhes sobre o que pode ter ocasionado o acidente. Ele foi identificado como Pablo Marcelo Serrano, sócio e torcedor do River.
Conforme o jornal argentino Olé, a autoridade que fiscaliza os grandes eventos em Buenos Aires ordenou a interdição do setor para investigações. Alberto Crescenti, chefe do Sistema de Atenção Médica de Emergências (SAME) de Buenos Aires, afirmou ao canal TN que o rapaz morreu devido a um traumatismo craniano grave.
— Com a autópsia, se saberá realmente se tinha uma lesão prévia ou se morreu devido à caída. Era um homem e tinha cabelo longo. Caiu de cabeça de uma altura de 15 metros. Teve traumatismo craniano grave — apontou Crescenti.
Pelas redes sociais, o River Plate manifestou solidariedade aos familiares do torcedor, destacando que o episódio causa "profunda tristeza".
A AFA, associação nacional dos clubes profissionais de futebol na Argentina, lamentou a morte e ofereceu condolências aos familiares, em postagem atribuída ao presidente da entidade Claudio Tapia.
O jogo contra o Defensa y Justicia foi interrompido aos 14 minutos quando o acidente foi percebido. Aos 25, o árbitro Fernando Rapallini anunciou a suspensão da partida. Milhares de torcedores acompanhavam o confronto esportivo.
O clube Defensa y Justicia também se manifestou pelas redes sociais. "Nossas condolências à família, à instituição e a todos os seus torcedores".
Recentemente, o River Plate fez obras para ampliação da capacidade do Monumental e inaugurou novos setores do estádio em fevereiro. A arena agora é a maior da América do Sul e pode receber até 83,2 mil torcedores.
Contudo, o Ministério Público da Argentina abriu procedimento para apurar eventuais irregularidades por superlotação. O River Plate tinha planos de abrir, em breve, outro setor do estádio e ampliar a capacidade do local para 85 mil torcedores.
Autor: GZH