Ministério da Saúde abre inscrições para atuação de voluntários em território Yanomami

Canal foi lançado neste domingo (22), um dia após o presidente Lula visitar o povo indígena Yanomami, em Roraima

Ministério da Saúde abre inscrições para atuação de voluntários em território Yanomami
Presidente Lula visitou o povo Yanomami neste sábado (21). - Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Redes Sociais

Após receber diversas mensagens de pessoas oferecendo ajuda para a situação do povo indígena Yanomami, o Ministério da Saúde abriu neste domingo (22) um canal de inscrição para voluntários em território Yanomami. O anúncio foi dado pelas redes sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O grupo será de apoio à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco para serviços em território Yanomami, depois que o governo decretou emergência em saúde pública de importância nacional na região.

O cadastro dos voluntários é permanente, e as convocações serão feitas em eventuais futuras missões. O cadastro pode ser feito neste link. Os voluntários já convocados prestarão atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades.

Neste sábado (21), o presidente Lula foi a Roraima visitar o povo indígena Yanomami — que enfrenta a aceleração de casos de insegurança alimentar e desnutrição infantil. O Ministério da Saúde estima que cerca de 570 crianças foram mortas por contaminação de mercúrio, desnutrição e fome. Durante a visita, Lula anunciou medidas, como a melhoria do transporte e o atendimento médico oferecido aos indígenas.

Atualmente, cerca de 700 indígenas estão sendo atendidos na casa de apoio, a maioria crianças com desnutrição grave. Umas das ações prioritárias, para o presidente, é organizar a rede logística para o transporte de suprimentos e das pessoas entre as aldeias e a cidade, como a melhoria de pistas de pouso de aeronaves em regiões mais próximas às comunidades.

Fonte: Correio do Povo

Link: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/minist%C3%A9rio-da-sa%C3%BAde-abre-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-atua%C3%A7%C3%A3o-de-volunt%C3%A1rios-em-territ%C3%B3rio-yanomami-1.976132