Quinteto ofensivo do Inter participa de todos os gols da equipe na temporada
De Pena, Mauricio, Alan Patrick, Wanderson e Pedro Henrique chegam embalados para o Gre-Nal
Além da consistência defensiva celebrada por Mano, o time do Inter tem outro trunfo para o clássico Gre-Nal de domingo: o poderio ofensivo. O quinteto de frente participou de todos os gols marcados pela equipe na temporada. O Colorado possui o segundo melhor ataque do Gauchão.
O time marcou 17 vezes em nove rodadas, o que representa média de 1,88 por partida. De Pena, Mauricio, Alan Patrick, Wanderson e Pedro Henrique estiveram envolvidos em todos os lances que terminaram em gol, seja no arremate final ou no passe para o companheiro marcar.
O Inter tem mais que o dobro de gols que sete equipes do campeonato, dois a mais que o quarto colocado Caxias, está empatado com o Ypiranga e tem três a menos em relação ao líder Grêmio. O ataque só passou em branco no empate por 0 a 0 com o Novo Hamburgo.
De Pena funciona como um curinga no meio. Na teoria, um volante. Na prática, um meia. Hoje, é titular absoluto e tem dividido tarefas ora com Johnny, ora com Baralhas. O uruguaio tem dois gols e divide o posto de garçom com Wanderson, cada um com quatro assistências em 2023.
O atacante tem atuado aberto pela esquerda e soma um gol no ano. Do lado oposto, Mauricio tem a incumbência de criar, pisar na área e auxiliar na marcação. O meia-atacante ainda não brilhou com uma grande exibição, mas tem contribuído. São dois gols e dois passes para gol.
Alan Patrick, por sua vez, é o armador da equipe. De acordo com Mano, "não existem muitos (como ele) no mercado". O nível do camisa 10 tem rendido diversos elogios nos bastidores do clube. Ele soma um gol de pênalti e participou de todas as partidas do ano.
PH vive a melhor fase pelo clube na função de 9. O encaixe feito por Mano funcionou e será mantido para o Gre-Nal, com Luiz Adriano no banco. A movimentação do atacante abre espaço para que outros apareçam na área. O goleador colorado tem oito bolas na rede e uma assistência.
Quando Rodrigo Moledo, Alemão e Lucca marcaram, os três gols de cabeça, o garçom foi De Pena, com cruzamentos perfeitos. Na única assistência de Bustos, Pedro Henrique arrancou entre os zagueiros e não perdoou.
Do quinteto ofensivo, três estrearão no Gre-Nal. De Pena, Wanderson e Pedro Henrique nunca disputaram o clássico. O trio foi contratado em meados do ano passado para reforçar o time de Medina à época e não participou da reta final do Gauchão.
Em contrapartida, Mauricio e Alan Patrick já vivenciaram a experiência de disputar o principal clássico gaúcho. O garoto disputou sete Gre-Nais, cinco como titular, enquanto o camisa 10 já foi campeão sobre o rival no Gauchão de 2014, na vitória por 4 a 1, no Centenário, em Caxias.
O Inter se reapresenta na manhã desta quinta-feira no CT. A atividade será com portões fechados. O duelo contra o Grêmio, válido pela 10ª rodada, acontece no domingo, às 20h, na Arena.
Autor: Globo Esporte