Veja como Bing e ChatGPT podem ajudar a declarar seu Imposto de Renda

Buscador da Microsoft se uniu ao ChatGPT e pode contribuir com informações mais atualizadas por meio da inteligência artificial

Veja como Bing e ChatGPT podem ajudar a declarar seu Imposto de Renda
Foto: Divulgação

O prazo para declarar o imposto de renda 2023 está chegando ao fim; os brasileiros têm até o dia 31 de maio para prestar contas com o leão da Receita Federal. Apesar de o processo parecer complicado, saiba que a tecnologia pode ser aliada para facilitar a declaração.

 

Uma das novidades que podem ajudar nas declarações deste ano é a inteligência artificial. O Bing,  buscador da Microsot, junto com a inteligência artificial do ChatGPT, pode esclarecer dúvidas dos contribuintes durante o processo de declaração do imposto de renda.

 

O Bing agora é o "buscador oficial' do ChatGPT. O anúncio de um plugin do buscador para o chatbot foi feito pela Microsoft durante a Build 2023 e inclui ainda outras duas novidades para o rival do Google: suporte a plugins de terceiros e integração com as IAs copiloto da Microsoft.

 

A vantagem de fazer a consulta com inteligência artificial é que ela mantém atualizada na busca os dados mais atuais, diferente da versão gratuita do ChatGPT, que tende a ser mais generalizada.

 

Com isso, você pode usar o buscador para tirar dúvidas como estas: 

- Quais os documentos necessários para a declaração do imposto de renda?

- Qual a diferença entre as declarações completa e simplificada?

- Como os gastos podem ser deduzidos?

- Como incluir dependentes na minha declaração?

- O que fazer para não cair na malha fina?

O Bing irá disponibilizar um passo a passo para cada uma das perguntas, facilitando o processo de declaração de imposto de renda para que você tente fazer por conta própria.

 

Quando serão pagos os lotes da restituição?

Os pagamentos da restituição do IR 2023 foram divididos em cinco lotes que serão depositados entre 31 de maio e 29 de setembro. O calendário não inclui os lotes residuais, que englobam as declarações que caíram na malha fina. Confira as datas atualizadas a seguir:

 

1º lote: 31 de maio;

2º lote: 30 de junho;

3º lote: 30 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 29 de setembro.