Bolsa Família: Governo negocia emprego na safra agrícola para beneficiário
O governo federal planeja um programa de formalização de trabalho temporário durante a safra agrícola para beneficiários do Bolsa Família. O ministro Luiz Marinho (Trabalho) diz que tem conversado com o colega Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) sobre o tema.
A ideia de Marinho é suspender ou pagar parcialmente o Bolsa Família durante o período em que o beneficiário estiver trabalhando no programa organizado pelo governo.
Assim, o cidadão permanece no cadastro do BolsaFamília e volta a receber o dinheiro quando acabar o contrato de trabalho temporário.
Marinho dá um exemplo: o cidadão recebeu Bolsa Família em janeiro, fevereiro e março e foi contratado a partir de abril. Ele vai ser incluído na estatística do Caged.
Pelo cruzamento de dados, o Ministério do Trabalho comunica o do Desenvolvimento Social, que suspende parcial ou integralmente o Bolsa Família, de acordo com sua renda familiar. Ao fim da safra e com a rescisão do contrato de emprego, o Trabalho comunica novamente o Desenvolvimento Social e o cidadão volta a receber o benefício.
A medida faz parte de um grupo de ações planejadas pelo governo para a "inclusão socioeconômica" do beneficiário do Bolsa Família para tirar as pessoas da dependência da transferência de renda.
Autor: UOL