Com votação recorde, Lira é reeleito presidente da Câmara
Um dos principais articuladores do Centrão, Lira conseguiu 464 votos após reunir apoio de partidos de diferentes posições políticas. Deputado apoiou reeleição de Bolsonaro, mas já declarou ter relação ‘tranquila’ com Lula.
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito nesta quarta-feira (1º) como presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos, até 2025.
Lira teve 464 votos, recorde para uma votação na Câmara. O recorde pertencia aos ex-presidentes da Câmara João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991, ambos com 434 votos. Só que, ao contrário de Lira, eles eram candidatos únicos.
Dos 513 deputados, 509 votaram. Concorriam com Lira, os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), que teve 21 votos, e Marcel Van Hattem (Novo-RS), que conquistou 19 votos.
Além disso, houve 5 votos em branco. Lira é um dos principais articuladores políticos do Centrão e conseguiu, nesta eleição, fazer alianças com partidos de posições políticas diferentes, como o PL e o PT. O bloco de apoio ao parlamentar reuniu 496 dos 513 deputados federais. A composição foi formalizada mais cedo na Secretaria-Geral da Mesa (SGM).
No discurso da vitória, Lira disse que "continuaremos devotos da democracia".
Fonte: G1
Link: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/02/01/lira-e-reeleito-presidente-da-camara.ghtml