Dengue: Anvisa aprova nova vacina, que protege também quem nunca teve a doença

Imunizante da Takeda é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo ampla proteção

Dengue: Anvisa aprova nova vacina, que protege também quem nunca teve a doença
Imunizante é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença. - Fonte: Courtesy of Shinji Kasai / AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na noite desta quinta-feira, o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue. O imunizante Qdenga da empresa Takeda Pharma é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma ampla proteção contra esta enfermidade.

 

Essa é a segunda vacina contra a dengue aprovada no Brasil. A primeira — Dengvaxia — só pode ser utilizada em pessoas que já tiveram a doença. O novo imunizante pode ser aplicado em crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade que nunca foram infectados. Seu esquema de aplicação será com intervalo de 3 meses entre as doses e a administração será subcutânea.

Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina.

A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, de fase 3 (final), randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina.

 

Autor: O Globo

Link: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/03/anvisa-aprova-vacina-contra-a-dengue.ghtml