Escolas tentam evitar pânico diante de boatos e se dividem sobre cancelar aulas nesta quinta
Expectativa de abstenção por medo de ataques faz colégios adiarem provas, mas muitos mantêm programação normal e buscam tranquilizar pais
Escolas e redes de ensino de todo o país têm reagido de diferentes formas aos boatos e mensagens de ameaças que circulam nas redes sociais que anunciam supostos ataques para esta quinta (20).
Algumas escolas alteraram a programação e até suspendem aulas para tranquilizar pais e alunos, outras mantêm suas atividades e reforçam comunicação sobre medidas de segurança. Além disso, os pais que optarem por não levar seus filhos às aulas, não sofrerão prejuízo de conteúdo programático ou avaliação.
As ameaças de ataques ocorrem nas redes sociais e estariam programadas para acontecer nesta quinta-feira, em alusão ao Massacre de Columbine, ocorrido em 20 de abril de 1999.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto informa que as aulas na rede estadual de ensino não foram suspensas e estão acontecendo normalmente. E que nesta quinta-feira (20), com o foco na campanha de "Cultura de Paz e Cidadania" nas escolas da rede estadual da capital e do interior, a Secretaria de Estado da Educação e Desporto promoverá o "Dia D" pela Cultura de Paz. O objetivo é proporcionar aos estudantes, aos docentes e comunidade em geral, o engajamento na construção de ações coletivas de superação, respeito, harmonia e cidadania.
No dia “D”, a comunidade escolar participará de palestras, workshops, oficinas e rodas de conversa sobre os temas: racismo, injúria racial e saúde mental da população, uso de drogas na adolescência, suicídio, violência e bullying.
Foram intensificadas as ações de monitoramento nas escolas, incluindo ações de inteligência, pedagógicas, atenção psicossocial, de segurança pública e de proteção à comunidade escolar, por meio de parceria com as secretarias diretamente ligadas ao tema e que compõem o Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar.
Autor: Folha de São Paulo
Link: