O planejamento do Grêmio para utilizar Suárez nos próximos jogos
Atacante uruguaio estreou marcando três gols diante do São Luiz, pela Recopa Gaúcha
Luis Suárez criou um bom problema. Sua estreia com três gols sobre o São Luiz, na terça-feira (17), não aplacou a excitação dos torcedores do Grêmio. Pelo contrário, serviu para atiçar ainda mais a ansiedade dos gremistas, sedentos para ver mais do uruguaio com a camisa tricolor.
A torcida quer ver seu novo 9 em campo não apenas contra Caxias, o Brasil-Pel, o São José, próximos adversários no Campeonato Gaúcho, mas em todos os jogos restantes do ano. A realidade é diferente dessa utopia, e a comissão técnica adota cautela ao falar da utilização do principal nome do elenco. Para não criar euforia ou decepções, evita-se traçar um planejamento para a sua utilização. A ideia é pensar jogo a jogo.
Alguns aspectos serão levados em conta na hora de decidir pela utilização de Suárez. Prestes a completar 36 anos, não espera-se que ele tenha fôlego e pernas para aguentar o abarrotado calendário do futebol brasileiro sem pausas tão estratégias quanto necessárias. Então, será feito um mapeamento da sequências de partidas a serem disputadas e a resposta fisiológica que será dada pelo organismo do jogador nessa nova demanda.
Embora o técnico Renato Portaluppi não tenha confirmado a presença de Suárez contra o Caxias, a sua escalação é uma tendência. A presença do uruguaio foi confirmada pelo adversário.
— Falei com o (Alberto) Guerra (presidente do Grêmio), e ele me confirmou, mesmo que o Renato tenha deixado alguma dúvida, que o time vem completo, com o que tem de melhor. E o Suárez vai estar presente aqui em Caxias — revelou Nico Argenta, membro do Conselho Gestor do Caxias, em entrevista ao Sala de Redação, da Rádio Gaúcha.
A perspectiva de momento é de que Luisito seja utilizado contra o Caxias, sábado (21), no Centenário. O centroavante deve jogar um terceiro jogo seguido diante do Brasil-Pel, dia 25, na Arena. Depois, a tendência é de que fique de fora do duelo contra o São José, no Passo d'Areia, no dia 29.
O recorde de presenças de Suárez em uma temporada foi de 53. O índice foi atingido nas temporadas 2015/16. No ano passado, somando as passagens por Atlético de Madrid e Nacional foram 37 partidas. Ao todo, o Grêmio pode jogar até 67 vezes em 2023 (um jogo da Recopa, 16 do Gauchão, 38 do Brasileirão e 12 da Copa do Brasil). Se repetir o índice de 2022, seria utilizado em 55,2% das partidas da temporada.
Fonte: GZH