Por que governo japonês está oferecendo milhares de dólares para famílias deixarem Tóquio

Valor do incentivo financeiro dado às famílias para se mudar para regiões menos populosas vai triplicar a partir de abril.

Por que governo japonês está oferecendo milhares de dólares para famílias deixarem Tóquio
Governo japonês está oferecendo milhares de dólares para famílias deixarem Tóquio para viverem em províncias menos populosas — Foto: Getty Images

O governo japonês vai passar a oferecer 1 milhão de ienes (mais de R$ 40 mil) por filho para cada família que se mudar da populosa capital, Tóquio, para um dos municípios localizados nas províncias do país. O novo valor — que representa um acréscimo de cerca de 700 mil ienes ao subsídio atualmente dado às famílias para realocação — será concedido a partir de abril, conforme noticiaram vários meios de comunicação locais, como o jornal Tokyo Shimbun e a agência de notícias Kyodo.

 

De acordo com a imprensa japonesa, a principal intenção do governo é revitalizar as províncias fora da capital, onde a população está envelhecendo rapidamente.

 

 De fato, o Japão tem a maior taxa per capita de pessoas acima de 65 anos no mundo. No entanto, o segundo objetivo da medida é reduzir a densidade populacional da área metropolitana de Tóquio, que abriga quase um quarto da população total do Japão: mais de 37 milhões de pessoas, o que faz dela a cidade mais populosa do planeta. Isso levou algumas regiões a ficarem presas em uma espiral de despovoamento, com escolas em desuso — e, em alguns casos, vilarejos inteiros abandonados.

 

Como informaram autoridades do governo à agência de notícias Kyodo, a oferta é válida para famílias que vivem em uma das 23 divisões que existem na capital japonesa e nas cidades vizinhas de Saitama, Chiba e Kanagawa. E para receber o subsídio, elas devem se mudar para fora desse conglomerado urbano, embora as autoridades tenham deixado claro que também podem residir em algumas zonas rurais nos arredores da capital japonesa.

Como observa o jornalista Leo Lewis, do jornal britânico Financial Times, o problema é que Tóquio continua muito atraente mesmo para as pessoas que vivem lá, com um aumento constante na demanda por moradia.

E o aumento do incentivo do governo anunciado agora também tem uma razão subjacente. Segundo o próprio governo, apenas cerca de 2.400 pessoas aproveitaram os subsídios oferecidos para se mudar da capital no último ano fiscal. Isso é apenas 0,006% dos quase 38 milhões de habitantes que residem na capital.

Fonte: G1

Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/21/por-que-governo-japones-esta-oferecendo-milhares-de-dolares-para-familias-deixarem-toquio.ghtml