Valdeci Oliveira apresenta prestação de contas de sua gestão no comando do Parlamento gaúcho
Relatório da gestão foi apresentado no Salão Júlio de Castilhos, na ALRS
Um dia antes de deixar a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira (PT) apresentou à imprensa gaúcha o balanço de sua gestão, numa cerimônia no Salão Júlio de Castilhos no final da manhã desta segunda-feira (30). Cercado por servidores, membros de sua equipe, diretores e superintendentes da Casa, o petista falou sobre os principais momentos de sua gestão, que foi marcada pelo “fortalecimento da democracia, estímulo à diversidade e solidariedade”. “Apesar do ano ter sido tomado por um embate político-eleitoral bastante tenso, conseguimos avançar de forma tranquila, respeitando as diferenças e abrindo as portas da Casa para todos os movimentos e segmentos sociais”, sintetizou o parlamentar.
A menina dos olhos da gestão de 2022 foi o Movimento Rio Grande contra a Fome, capitaneado pelo Legislativo e com a participação do Poder Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública. De junho a dezembro, foram realizadas mais de 50 ações de captação de alimentos, que renderam um saldo de 230 toneladas. Além disso, Assembleia e Judiciário doaram R$ 20 milhões cada ao Fundo Estadual de Assistência Social para aquisição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Com os recursos, será possível adquirir mais de 142 mil cestas básicas.
O outro assunto foi o reajuste do piso salarial regional. Atendendo proposta da subcomissão que tratou do tema, a presidência criou uma mesa de negociação integrada por representantes de centrais sindicais e entidades empresariais para discutir o índice de reajuste. A partir da negociação entre os partidos de oposição e centrais com a base do governo, foi possível aumentar o percentual de reajuste dos 7,7%, propostos pelo Executivo, para 10,6%. A medida beneficiou mais de um milhão de gaúchos.
O presidente mencionou também a reativação do Fórum Democrático que, depois de dois anos parado por causa da pandemia, voltou com a agenda cheia e diversificada. O órgão realizou audiências públicas no interior e na capital para debater temas como insegurança alimentar, sequelas da Covid-19, crise do IPE-Saúde, envelhecimento saudável, qualidade da energia elétrica e o programa Menor Aprendiz.
Fonte: Assembleia Legisltiva
Link: https://ww4.al.rs.gov.br/noticia/330138