Governo deve editar decreto para garantir adicional do auxílio gás se MP caducar

Texto sequer teve relator designado até o momento e precisaria passar por comissão mista e pelo plenário das duas casas até quinta-feira, 1º

Governo deve editar decreto para garantir adicional do auxílio gás se MP caducar
Foto: iStock

O governo avalia editar um decreto para garantir o pagamento adicional do Auxílio Gás para a população de baixa renda se a medida provisória (MP) que trata do assunto caducar. A MP perde a validade caso não seja aprovada pelo Congresso até quinta-feira, 1º de junho.

 

O cenário é bem provável, já que nem o relator foi designado até o momento e o texto ainda teria de passar por uma comissão mista e ser aprovado pelo plenário da Câmara e do Senado. Atualmente, 5,7 milhões de famílias são beneficiárias do programa social. O Orçamento de 2023 destina recursos para pagar o benefício até o fim do ano.

O Auxílio Gás foi criado em novembro de 2021, ainda no governo Bolsonaro. A medida previa um benefício mensal para pessoas de baixa renda que era equivalente a 50% do preço médio do botijão no País. Em agosto de 2022, o programa passou a cobrir o valor integral do botijão a cada 2 meses - a mudança foi parte das medidas de Jair Bolsonaropara ganhar popularidade durante a corrida eleitoral. O adicional de 50% no pagamento foi prorrogado pelo governo Lula com a edição da MP em janeiro.

Autor: Terra

Link: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-acao/governo-deve-editar-decreto-para-garantir-adicional-do-auxilio-gas-se-mp-caducar,f7520a861b44fe4a46a86967ed8707e192en5mls.html