Secretário-geral da ONU alerta para risco de guerra na Ucrânia se espalhar
À medida que aumentam os "risvos de escalada" na Ucrânia, o mundo se dirige "com os olhos bem abertos" para uma "guerra mais ampla", alertou, nesta segunda-feira (6), o secretário-geral da ONU, António Guterres, em um discurso sombrio no qual apresentou suas prioridades para 2023.
Guerra na Ucrânia, crise climática, pobreza extrema... "Começamos 2023 de olho em uma convergência de desafios nunca vista em nossas vidas", disse António Guterres a uma AssembleiaGeral das Nações Unidas, que fez um minuto de silêncio pelas vítimas do terremoto que devastou Turquia e Síria.
Em sua fala, Guterres lembrou que para os cientistas que vigiam o chamado Relógio do Juízo Final, a humanidade nunca esteve tão perto do fim.
"Precisamos acordar e começar a trabalhar", implorou, enumerando os temas urgentes de 2023.
No topo da lista, a guerra na Ucrânia.
"As perspectivas de paz não param de diminuir. Os riscos de uma escalada e de mais uma carnificina não param de aumentar", disse.
"Temo que o mundo esteja caminhando, sonâmbulo, para uma guerra mais ampla. Temo o que está fazendo com os olhos bem abertos", afirmou, antes de mencionar outras ameaças para a paz, do conflito israelense-palestino ao Afeganistão, Mianmar, Sahele Haiti.
"Se todos os países cumprissem as obrigações que emanam da Carta (das Nações Unidas), o direito à paz estaria garantido", insistiu.
Em termos mais gerais, Guterres denunciou a falta de uma "visão estratégica" e "o viés" imediatista dos dirigentes políticos e econômicos que, afirmou, "não só é profundamente irresponsável, (mas) imoral".
Em setembro de 2022, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento concluiu que o mundo havia regredido em cinco anos em termos de desenvolvimento humano (saúde, educação, padrão de vida).
"As metas de desenvolvimento estão desaparecendo no espelho retrovisor", lamentou, em referência aos 17 objetivos estabelecidos em 2015 para eliminar a pobreza, garantir a segurança alimentar para todos ou o acesso a energias limpas a preços acessíveis até 2030.
"Temos a oportunidade de salvá-los", disse o secretário-geral da ONU, que está organizando uma cúpula em Nova York em setembro para avaliar as metas de desenvolvimento.
Guterres também pediu ao G20 que adote medidas de apoio aos países emergentes e suas responsabilidades na luta contra o aquecimento global.
Autor: Yahoo Notícias/FP
Link: https://br.noticias.yahoo.com/secret%C3%A1rio-geral-da-onu-alerta-205736373.html